img imprensa1

Implantação de energia solar e gás natural no HC inicia nova etapa

A assinatura de memorando de entendimentos entre o Hospital das Clínicas da FMUSP e as empresas AES Eletropaulo, AES Tietê, Comgás e Ecogen Brasil – na quinta-feira (1º de junho) – marcou mais uma etapa de projeto de eficiência energética no Complexo HCFMUSP. O novo sistema tem previsão de implantação em 2018. Esse projeto - iniciativa da Secretaria Estadual de Energia e Mineração e da Secretaria de Estado da Saúde - contará com a cogeração de energia, através do uso de gás natural e geração de energia solar (fotovoltaica), permitindo economia de 10% nos gastos atuais de energia.

Estudos técnicos indicam que o Complexo HCFMUSP terá três plantas de cogeração, com potência de 5 megawatts, através das quais poderá modernizar o sistema de iluminação e produzir água gelada necessária para resfriamento do ar condicionado para todas as unidades. O projeto abrange o ICr, InCor, ICESP, IC, IOT, IPq, InRad, DCC – Departamento de Construções e Conservação; Prédio da Administração; Prédio dos Ambulatórios e Centro de Convenções Rebouças.

A solenidade de assinatura do memorando de entendimentos contou com a presença do Secretário Estadual de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles; o Secretário Estadual da Saúde, Dr. David Everson Uip; o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira; a Chefe de Gabinete, Drª. Elizabeth de Faria; o Coordenador do NILO - Núcleo de Logística e Infraestrutura, Dr. Marco Antonio Bego; o Diretor da Divisão de Construções e Conservação, Tulio Wertzner; e diretores das empresas AES Eletropaulo, AES Tietê, Comgás e Ecogen Brasil.

‘Cidade Linda’ no HC: trabalho voluntário dá nova cara à Av. Dr. Enéas

Ao longo de toda a manhã de domingo (28 de maio), o trabalho voluntário de 200 colaboradores do HCFMUSP, professores e alunos da FMUSP e outras unidades do entorno revitalizaram áreas degradadas da Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar. Esse trabalho voluntário foi uma contribuição ao Programa 'Cidade Linda', da Prefeitura do Município de São Paulo: guias, postes, paredes e corrimãos duplos e suportes da via ganharam nova pintura; muros e gradis foram lavados e o serviço de varrição deu outra feição à região.

A sinalização de solo passa a identificar faixa de prioridade para trânsito de ambulâncias. Essas atividades junto à Companhia de Engenharia de Tráfego envolveram ainda a pintura de faixas de pedestres e guias de calçada, incluindo a Rua Particular, ao lado do InRad – Instituto de Radiologia.

Durante o trabalho deste domingo, o Diretor da FMUSP e Presidente do Conselho Deliberativo do HCFMUSP, Prof. Dr. José Otávio Costa Auler Junior, a Diretora Clínica, Profª. Drª. Eloísa Silva Dutra de Oliveira Bonfá, o Superintendente do HCFMUSP, Engº. Antonio José Rodrigues Pereira, e a Chefe de Gabinete, Dra. Elizabeth de Faria, estiveram lado a lado com Professores Titulares da FMUSP, Diretores Executivos, Coordenadores de Núcleos, colaboradores do HCFMUSP e autoridades da Prefeitura Regional de Pinheiros e da Prefeitura do Quadrilátero da Saúde.

CSS Internas