Institucional - Quem somos

Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde - PROAHSA

Manual PROAHSA

O Programa de Estudos Avançados em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (PROAHSA) é resultado de convênio celebrado entre o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV) para a realização de ensino, pesquisa e prestação de serviços no campo da Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde.

O Programa de Residência Médica (PRM) em Medicina Preventiva e Social da FMUSP e de Aprimoramento Profissional (PAP) em Administração em Saúde são desenvolvidos em conjunto no PROAHSA, resguardadas suas diferenças específicas e observadas as determinações legais e regulamentares. Os residentes e aprimorandos cumprem grades de estágios semelhantes e cursam, como parte integrante dos seus respectivos Programas, o Curso de Especialização em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (CEAHS), da EAESP/FGV.

1.1. Programa de Residência Médica

O Programa de Residência Médica (PRM) em Medicina Preventiva e Social, em parceria com o PROAHSA, é uma modalidade de pós-graduação lato sensu e apresenta as seguintes características:

• Público-alvo: Graduados em Medicina, registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM).
• Vagas: O número de vagas anuais destinadas ao PRM em Medicina Preventiva e Social da FMUSP é determinado pela COREME e publicado no edital do Programa de Residência Médica FMUSP.
• Seleção: O processo é elaborado pela Comissão de Exame, cujos membros foram indicados pelas Comissões de Graduação e de Residência Médica da FMUSP e suas orientações estão dispostas no seu Edital, publicado anualmente.
• Duração: Dois anos obrigatórios para a conclusão do curso.
• Bolsa de Estudos: os médicos residentes da FMUSP recebem bolsa de estudos de acordo com o PRM HCFMUSP e são isentos do pagamento do CEAHS.
• Titulação conferida: Médico Especialista em Medicina Preventiva e Social pela FMUSP e Especialista em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde, pela FGV/EAESP.
• Todas as normas presentes no Regulamento de Residência Médica da FMUSP e da COREME devem ser respeitadas, sendo dever do Médico Residente o conhecimento integral de seus direitos e deveres estipulados pelos respectivos órgãos.

1.2. Programa de Aprimoramento Profissional

O Programa de Bolsas para Cursos de Especialização “Lato Sensu” em Administração em Saúde (PAP), tem como finalidade formar profissionais especialistas em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde e apresenta as seguintes características:

• Público-alvo: Graduados em curso superior reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação, exceto médicos, inscritos em seus respectivos conselhos profissionais até o início do Programa.
• Vagas: O número de vagas é determinado pela Escola de Educação Permanente (EEP) e publicado no edital do PAP HCFMUSP.
• Seleção: O processo é elaborado pela EEP e PROAHSA e suas orientações estão dispostas no seu Edital, publicado anualmente.
• Duração: Dois anos obrigatórios para a conclusão do Programa.
• Bolsa de Estudos: As Bolsas de Estudo do Aprimoramento Profissional são administradas pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e os aprimorandos são isentos do pagamento do CEAHS.
• Titulação conferida: Especialista em Administração em Saúde, pela Escola de Educação Permanente do HCFMUSP e Especialista em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde, pela EAESP/FGV.
Todas normas presentes no Regulamento do PAP da EEP HCFMUSP devem ser respeitadas, sendo dever do Aprimorando o conhecimento integral de seus direitos e deveres estipulados pelos respectivos órgãos.