Selo Hospital Amigo do Idoso

O Instituto Central (ICHC) recebeu da Secretaria de Estado da Saúde o Selo Hospital Amigo do Idoso – nível Intermediário. A entrega do certificado foi feita pela coordenadora da área técnica de Saúde do Idoso, Claudia Fló, em solenidade que aconteceu no dia 19 de novembro, no hall do Instituto.

Na ocasião, a Diretora Executiva do ICHC, Dra. Lucila Pedroso, grande incentivadora e apoiadora do projeto, enfatizou que a conquista do certificado é o reconhecimento de um importante trabalho multiprofissional que incorporou maior qualidade e eficiência no atendimento dos pacientes, com 60 anos ou mais.

Alguns exemplos de medidas que ganharam força foram: ampliação do horário de visita na enfermaria do Serviço de Geriatria; orientação multidisciplinar ao acompanhante e cuidadores de idosos; promoção de oficinas de sensibilização e implantação do Espaço Ecológico.

Outra iniciativa fortalecida no hospital foi o atendimento via interconsulta nas enfermarias. A equipe multidisciplinar em geriatria presta os cuidados necessários aos pacientes idosos internados, mediante solicitação das unidades. Além disso, o grupo promove a capacitação de profissionais.

“Estamos fazendo o bem para todos. Para quem envelheceu, para quem já está envelhecendo e para quem vai envelhecer”, acrescentou o Prof. Dr. Wilson Jacob Filho, Diretor do Serviço de Geriatria, responsável pelo projeto. As transformações irão contribuir para o bem-estar desses pacientes, o que é essencial para os períodos de recuperação e tratamento.

Segundo o presidente do Conselho Diretor, Prof. Dr. Aluisio Segurado, o certificado é o coroamento de um trabalho. É acolher melhor os idosos no nosso ambiente hospitalar. “Queremos assumir o compromisso institucional de trabalhar diariamente em busca da certificação de nível máximo do Selo Hospital Amigo do Idoso. A missão do HCFMUSP é garantir a excelência em todas as ações que participa”, completou.