ICHC realiza campanha de doação de órgãos

No dia 27 de setembro, Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos, o Instituto Central (ICHC) promoverá campanha para conscientizar e incentivar a população sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas.

Para ajudar a mudar o cenário de aumento do número de doadores, médicos, residentes, enfermeiros e pacientes transplantados e em fila de transplantes irão esclarecer dúvidas da população e distribuir folders educativos para maior disseminação da informação. Integrantes da Organização de Procura de Órgãos e Tecidos (OPO) também participarão das atividades.

A mobilização acontecerá em frente ao Prédio dos Ambulatórios (PAMB), por onde circulam mais de 10 mil pessoas, a partir das 10h. Na estação Clínicas do Metrô também haverá orientação.

O ICHC realiza transplantes de fígado, medula, rim, pâncreas, pele e córnea. Em 2018, foram 536 transplantes. De janeira a agosto de 2019, o instituto realizou mais 381. Para ser doador não é necessário deixar documento por escrito. Basta autorização dos familiares, após o diagnóstico de morte encefálica.