IOT inaugura laboratório com braço robótico

No dia 30 de agosto, a Coordenação da Terapia Ocupacional do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT), Sra. Maria Cândida de Miranda Luzo e a Professora Titular da Terapia Ocupacional da FMUSP, Prof.ª Dr.ª Selma Lancman, inauguraram no IOT o Rehab Lab - Laboratório de Pesquisa e Tecnologia Assistiva.

Estiveram presente ao evento, médicos e multiprofissionais do Complexo HCFMUSP, o Diretor Executivo do IOT, Dr. Sérgio Yoshimasa Okane, a Professora Titular da Fisioterapia da FMUSP, Prof.ª Dr.ª Clarice Tanaka, e o Prof. Dr. Olavo Pires de Camargo, Titular da Ortopedia Geral da FMUSP.

No novo espaço, o braço robótico realizará trabalhos como esculpir acentos de cadeiras de rodas personalizados (trabalho que, hoje, é feito manualmente), e auxiliar na construção de coletes ortopédicos (que corrigem, por exemplo, a escoliose). Entre os benefícios com a nova tecnologia está a redução do tempo de espera dos pacientes.

Inicialmente, o aparelho será utilizado, principalmente, dentro de protocolos de pesquisa e na formação de profissionais.