Certificação ONA: a excelência confirmada

certificado ona

A Organização Nacional de Acreditação (ONA) é responsável pelo desenvolvimento e gestão dos padrões brasileiros de qualidade e segurança em saúde. Há duas décadas, a organização atua para que as instituições de saúde no Brasil adotem práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado para o paciente.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), referência em saúde no País e o maior complexo hospitalar da América Latina, optou em seguir a metodologia da ONA, reconhecida no exterior, para implantar o processo de melhoria contínua e promover o desenvolvimento da equipe para atender os pacientes de forma segura e com qualidade.

Recentemente, no início do mês de julho de 2019, o Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) recebeu a recertificação ONA Nível 1, que valida que o hospital atende ao princípio de segurança em todos os processos.

A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA.

Níveis de Acreditação

certificado ona2

O Complexo HCFMUSP atingiu os três níveis de Acreditação indicadas pela ONA em avaliações realizadas pelo IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde.

De 2014 a 2019, os Institutos do HC que conquistaram as certificações ou recertificações nos Níveis I, II e III ONA foram: Instituto de Psiquiatria (IPq), Instituto de Radiologia (InRad), Instituto da Criança (ICr), Instituto Central (ICHC), Instituto do Coração (InCor), Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) e o Hospital Auxiliar de Suzano (HAS).

O Instituto do Câncer (ICESP) e o Instituto de Medicina Física e Reabilitação (IMRea) também são certificados, mas por outras organizações especializadas em Acreditação.

As certificações são o reconhecimento de um trabalho árduo dos colaboradores em cada Instituto para manter o Hospital das Clínicas no patamar de Instituição de excelência. As boas práticas, o aprimoramento e a cultura em ser vanguarda dão o tom diferencial da possibilidade de uma melhoria constante.