Núcleo de Apoio ao Estudante oferece serviço assistencial aos quatro cursos de graduação

NAEA Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) disponibiliza diferentes instâncias de apoio aos alunos dos quatro cursos de graduação: Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. Uma delas é o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE), que atua na resolução de necessidades de caráter social, atenção em saúde mental, promoção de saúde e suporte acadêmico.

No início de cada ano, os serviços disponíveis são apresentados aos alunos que, ao conhecerem o NAE, respondem a um questionário. Desta forma, a FMUSP toma conhecimento das dificuldades da turma e providencia as devidas tratativas.

Há dois anos, a Comissão de Graduação organizou um grupo, com o objetivo de estruturar as atividades existentes e levantar outros problemas que impactavam a vida pessoal e o desempenho acadêmico dos alunos. “A partir das demandas identificadas nesse trabalho, foi feita uma sistematização para um acolhimento institucional maior, ágil e integrado, que culminou com a criação do Núcleo de Apoio ao Estudante, em portaria publicada em 16 de novembro de 2017”, disse a Profa. Sandra Josefina Ferraz Ellero Grisi, Coordenadora Geral do NAE (na foto).

O NAE atua em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM), o Núcleo de Ética e Direitos, a Ouvidoria, o Grupo de Assistência Psicológica ao Aluno (GRAPAL), o Serviço Social, grupos assistenciais e está alinhado com as diretrizes do Código de Conduta Ética da Comunidade FMUSP, que tem o propósito de promover relações interpessoais saudáveis.

Para a Profa. Sandra Grisi, a motivação de fazer parte do NAE é: “que os membros do núcleo, docentes, Diretoria e colaboradores da FMUSP têm o mesmo propósito de que cada aluno seja um caso de sucesso e o melhor médico possível”.

O aluno que identificar alguma necessidade que esteja atrapalhando o desempenho dele em seguir no curso, pode buscar o NAE ou ser encaminhado por um professor ou colega de classe. O Serviço de Acolhimento Integrado do NAE está situado no Prédio Principal da FMUSP, na sala 2340, funciona de segunda a sexta, das 10h às 14h ou pelo telefone (11) 3061-8744.

O Serviço Social da FMUSP atende das 8h às 17h e desenvolve ações de apoio socioeconômico aos estudantes, promovendo concessão de bolsas de auxílio em função de análise socioeconômica realizada pelas Assistentes Sociais do serviço. Para mais informações, envie e-mail para med-apoia@fm.usp.br ou entre em contato pelos telefones (11) 3061-8744 e 3061-7616.