Prof. Dr. Edmund Baracat assume a Pró-Reitoria de Graduação da USP

Prof. Dr. Edmund BaracatMédico desde 1976, com Mestrado (1984) e Doutorado (1985), o Professor Dr. Edmund Chada Baracat – Titular da Disciplina de Ginecologia do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da FMUSP – é o novo Pró-Reitor para Graduação da USP – Universidade de São Paulo na gestão 2018/2019. Ao órgão cabe definir diretrizes para 182 cursos e 60.000 alunos.

Membro do Conselho Deliberativo do HCFMUSP e Diretor da Divisão de Ginecologia do Instituto Central, o Prof. Dr. Edmund Baracat lembra que a graduação é a grande vitrine da Universidade. Para ele, a busca da excelência no ensino é caminho para os alunos assumirem o compromisso social da USP. Em entrevista ao HC On Line, ele destaca:

Compromisso – “Dialogamos com os diferentes campi da USP. Já visitamos o campus de Bauru e, na semana passada, o campus de Ribeirão Preto. Ao lado da Pró-Reitora Adjunta de Graduação, Profª. Drª. Maria Vitória Lopes Badra Bentley, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, apresentamos diretrizes e conhecemos demandas e necessidades de cada unidade”.

Comunidade – “Como fazemos com a “Bandeira Científica” e “Bandeira Cirúrgica” da FMUSP, uma das grandes propostas é levar o estudante para a comunidade. Temos um projeto - que se chama “Aprender com a Comunidade”-, através do qual, o estudante vai interagir com a comunidade em diferentes regiões no Estado de São Paulo”.

Ingresso - “A USP continua com as duas formas de ingresso (Fuvest e SISU). É necessário aperfeiçoar esse mecanismo de entrada na universidade”.

Inclusão – “Com relação à inclusão, as três universidades assinaram compromisso com o Governo do Estado de progressivamente aumentar essa inclusão de estudantes de escolas públicas e respeitar o percentual de cotas raciais e sociais, de acordo com os dados do IBGE”.

Congresso – "Entre os dias 4 e 5 de julho, organizaremos o IV Congresso de Graduação da USP, sob o tema Buscando a Transdisciplinaridade na Construção do Conhecimento. Palestras, workshops e oficinas contarão também com a presença de professores e alunos do ensino médio, o que se constitui em inovação neste evento.

Diretrizes para 2018-2019

Coordenada pelo Pró-Reitor de Graduação, Prof. Dr. Edmund Chada Baracat, e pela Pró-Reitora Adjunta, Profª. Drª. Maria Vitória Lopes Badra Bentley, as Diretrizes Gerais para Gestão da Graduação (biênio 2018-2019) estabelecem compromisso com a produção de conhecimento de vanguarda e interação com a sociedade.

As diretrizes incentivam atividades de empreendedorismo e inovação, como o Programa de Integração dos Estudantes de Engenharia. Abrangem o Programa de Incentivo à Produção de Livros Didáticos para o Ensino de Graduação, os Escritórios de Carreira e de Atividades Esportivas nos diferentes campi e a avaliação do processo de inclusão social e de acesso à USP.

Essas diretrizes levaram em conta a excelência acadêmica, relação com a sociedade e valorização de recursos humanos, criando “ambiente respaldado nas iniciativas existentes que promovam a interdisciplinaridade, inovação e internacionalização”.

“A excelência acadêmica é pilar fundamental da Universidade, que possibilita a existência de todas as suas outras vertentes e garante a qualidade e eficiência de todas elas” – diz o documento, cujo objetivo é estimular e propiciar condições técnicas para modernizar as estruturas curriculares.